![](https://static.wixstatic.com/media/b0d46a_2be669923116489ea02779809b5663ea~mv2.png/v1/fill/w_142,h_54,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/b0d46a_2be669923116489ea02779809b5663ea~mv2.png)
![](https://static.wixstatic.com/media/b0d46a_1c97652147a249df8c96b87098dc2cdb~mv2.jpg/v1/fill/w_74,h_74,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/b0d46a_1c97652147a249df8c96b87098dc2cdb~mv2.jpg)
![DJI_0016.JPG](https://static.wixstatic.com/media/b0d46a_43f0b8f0d51b48f4a57e64f4fd2715f5~mv2.jpg/v1/fill/w_80,h_60,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/b0d46a_43f0b8f0d51b48f4a57e64f4fd2715f5~mv2.jpg)
Meio Físico
![relevo 1.jpg](https://static.wixstatic.com/media/0fcbce_01ba41fa236543548503e261bef5c582~mv2.jpg/v1/fill/w_490,h_367,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/relevo%201.jpg)
Como é o Relevo no Local Onde Está Prevista a Implantação da Br-242/MT?
De maneira geral, a região do empreendimento possui relevos planos e com baixas declividades. Essa é uma característica comum da região central do Brasil e, principalmente, do estado de Mato de Mato Grosso.
Dessa forma, seu relevo facilita a produção e o transporte de produtos agrícolas na região. Além disso, o relevo plano facilita o trânsito e o emprego dos maquinários pesados (ex. plantadeiras, colheitadeiras, semeadeiras, tratores e etc) necessários para a produção agropecuária.
Como é o Clima da Região?
Na região de inserção do empreendimento, predomina o clima tropical com inverno seco. Assim, ao longo do ano apenas duas estações climáticas são observadas: verão (entre os meses de novembro e abril) e inverno (entre os meses de maio e outubro). Nesse cenário, as chuvas se concentram no período do verão e, em geral, 95% das chuvas anuais ocorrem nesse período. Por sua vez, a seca ocorre nos meses de inverno e, em alguns meses, quase não chove na região. Por fim, a temperatura média do ar é igual a 25,4°C e não varia muito ao longo do ano.
A figura a seguir, apresenta o comportamento das chuvas e da temperatura do ar ao longo do ano na região do empreendimento.
![figura clima.png](https://static.wixstatic.com/media/0fcbce_b49c5ccf49cd4c87afd6315e1e69d5a0~mv2.png/v1/fill/w_60,h_39,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/figura%20clima.png)
Como São os Solos da Região?
Na região de inserção do empreendimento predominam os Latossolos: solos antigos, bem drenados e muito profundos. Essas características, aliadas às condições do relevo, promovem a utilização das terras para os fins agropecuários. Em geral, os Latossolos são ácidos e quimicamente pobres, assim, é comum que os produtores rurais da região utilizem técnicas para a correção desses fatores ao longo dos anos.
Esses Solos Apresentam Susceptibilidade à Erosão?
De maneira geral, o tipo de solo predominante na região (Latossolo) apresenta susceptibilidade à erosão moderada, quando são manejados de forma adequada ou em condições naturais. Por outro lado, dependendo da textura do solo e da utilização das máquinas agrícolas pesadas, é possível que haja a compactação de sua camada superficial. Fato que dificulta a entrada de água no solo e, por consequência, promove o desenvolvimento de processos erosivos.
![latossolos again.png](https://static.wixstatic.com/media/0fcbce_5ab20fff7d9740b68861db4352df7c11~mv2.png/v1/fill/w_102,h_77,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/latossolos%20again.png)
![latossolos 3.jpg](https://static.wixstatic.com/media/0fcbce_68ee82db8410499b83bf191c2fc7b7ec~mv2.jpg/v1/fill/w_102,h_76,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/latossolos%203.jpg)
Existem Cavernas na Área de Implantação da Rodovia?
A região de inserção da BR-242/MT está localizada em um contexto que apresenta baixa probabilidade para a ocorrência de cavernas. Isso ocorre pela junção de diferentes características como solo, relevo e geologia, que não permitem a formação de cavernas na região.
Vale destacar a ocorrência uma pequena gruta próxima à região de inserção do empreendimento: a gruta de Kamukuwaká. No entanto, a implantação da BR-242/MT não irá impactar a mesma, pois, essa está localizada a aproximadamente 1,6 km de distância do traçado previsto para o empreendimento.
![kamakuaka.jpg](https://static.wixstatic.com/media/0fcbce_491c496fae2645869b040dec8526dbdf~mv2.jpg/v1/fill/w_102,h_77,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/kamakuaka.jpg)
![kamakuaka 2.jpg](https://static.wixstatic.com/media/0fcbce_be6a4cf50d974211a58f20004f08f28c~mv2.jpg/v1/fill/w_104,h_77,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_auto/kamakuaka%202.jpg)