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Apresentação

O Relatório de Impacto Ambiental – RIMA foi elaborado pela equipe técnica da Zago Consultoria e Engenharia e Meio Ambiente, com o objetivo de apresentar os resultados do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) para o Licenciamento que permitirá a instalação e operação da BR-242/MT, com extensão de 223,79 km e que atravessa quatro municípios no estado de Mato Grosso. Os estudos ambientais realizados para esse projeto incluem os lotes 05 a 09 e parte do lote 10 que atravessam os municípios de Canarana, Gaúcha do Norte, Paranatinga e Querência.

A BR-242/MT, ou Rodovia Milton Santos, vai do estado da Bahia, passando Tocantins e segue até o Mato Grosso. Seu objetivo é ligar os municípios de Sorriso-MT e Querência-MT criando um eixo de conexão para escoamento agrícola entre alguns portos do país. Assim, essa é uma obra de fundamental importância para os produtores da região.

 

O Estudo de Impacto Ambiental - EIA é desenvolvido por uma equipe de profissionais que analisa os aspectos sociais, econômicos e ambientais da região a ser afetada pelo empreendimento e apresenta um conjunto de medidas necessárias para evitar, minimizar ou compensar os seus efeitos negativos, assim como apresentar medidas para aumentar os seus efeitos positivos.

Por sua vez, o RIMA reflete as conclusões do EIA e apresenta, em linguagem acessível, as principais informações sobre a atividade que está sendo licenciada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) de modo que todos possam entender as vantagens e desvantagens do projeto, bem como todas as consequências ambientais de sua instalação.

Este trabalho está apoiado nos dados e informações obtidos por meio dos levantamentos de campo e nos dados coletados em fontes relacionadas aos temas vinculados à região do empreendimento. Neste relatório, apresentamos a você as nossas conclusões de forma clara e didática esperando responder algumas das perguntas mais relevantes para o amplo entendimento da comunidade impactada.

Para facilitar entendimento dos assuntos de interesse dos leitores, o relatório foi feito em estilo pergunta e resposta. Ao final o leitor encontrará as recomendações para a execução de ações ambientais, relacionando tudo o que deve ser feito para evitar danos e o que deve ser feito para melhorar os benefícios decorrentes da construção e operação da rodovia. Boa leitura!

Equipe Técnica

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Conselho Classe
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