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O Empreendimento

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Qual a Importância das Rodovias Federais para o Brasil?

As rodovias federais conectam cidades, estados e regiões, fazendo o transporte de pessoas e mercadorias, sendo o principal meio de transportes do país. Por isso, elas têm grande importância no papel de integração e desenvolvimento econômico do Brasil.

No Brasil, o órgão responsável pelas rodovias federais é o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT. Que tem como objetivo implementar a política de infraestrutura de transportes terrestres e aquaviários, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país. O DNIT está submetido ao Ministério de Infraestrutura.

O Que é o Empreendimento e Por Que a Rodovia Será Pavimentada?

A BR 242/MT é um empreendimento composto por 11 lotes, ligando os municípios de Sorriso-MT e Querência-MT. A rodovia assume grande importância regional, por conta da alta produtividade das propriedades rurais do estado de Mato Grosso. Ou seja, sua implantação é fundamental dos pontos de vista logístico e econômico para os produtores da região.

 

Além disso, com a sua implantação e interligação às demais rodovias do estado, espera-se uma consolidação de um eixo de escoamento, conectando a produção agrícola regional com diversos portos no país, tais como: Itaqui-MA, Miritituba-PA e Salvador-BA.

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O Que é Faixa de Domínio e Para Que Serve?

A Faixa de Domínio é a base onde a rodovia é construída. Basicamente, é o conjunto formado pelas pistas de rolamento, canteiros, pontes, acostamentos, sinalização e faixa lateral de segurança, até o encontro das cercas que separam a estrada dos imóveis ou outras áreas que ficam no entorno da rodovia.

A partir do eixo central da rodovia, a Faixa de Domínio da BR-242/MT se estende em 35 metros para cada um de seus lados. Assim, a Faixa de Domínio em questão tem um total tem 70 metros. É importante lembrar que não são permitidas construções e ocupações ao longo da faixa de domínio de uma rodovia!

Quais As Principais Características Técnicas?

A realização das obras de pavimentação do trecho possui várias etapas, apresentadas nos projetos de engenharia, que vão desde a instalação de canteiros de obras até a finalização das obras e começo da operação da rodovia.  Para o trecho da rodovia em questão existem três projetos de engenharia. Essa divisão foi realizada com o objetivo de garantir o bom andamento dos projetos:

  • Segmento A: do km 575,26 ao km 486,32;

  • Lote B: do km 486,32 ao km 395,36;

  • Lote C: do km 395,36 ao km 291,98.

Concrete Truck

Canteiro de Obras

Os canteiros de obra são locais de apoio às obras da rodovia. Armazenam materiais de apoio logístico ao gerenciamento e execução das obras. Assim, comportarão edificações administrativas, alojamento, refeitório, almoxarifado, banheiros e vestiários, oficina de manutenção, central de abastecimento e lubrificação, ambulatório e reservatório d’água.

Road Constuction

Pavimentação

A pavimentação de uma rodovia consiste na aplicação de camadas de base e asfalto. Feita a aplicação dessas camadas, o material é espalhado e compactado, resultando no asfalto, como conhecemos.

O anteprojeto de pavimentação detalha uma estrutura que possa suportar, economicamente, as solicitações impostas pelo tráfego em condições de conforto e segurança aos usuários do empreendimento em um período mínimo de 15 anos

Road

Sinalização e Obras Complementares

Depois da aplicação do asfalto na rodovia, é realizada a pintura com a separação das faixas da pista e que identificam o acostamento. Ainda são realizadas as obras complementares que correspondem às defensas, cercas, placas e outros dispositivos. Tem objetivo de informar, regulamentar, advertir e educar o usuário sobre a utilização da via, tornando-a mais segura ao trânsito. Adicionalmente, em razão das características da rodovia, a velocidade diretriz adotada é de 80 km/h

Construction worker outfits

Mão de Obra

 

A previsão de contratação para realização dos trabalhos na BR-242/MT é de aproximadamente 1400 trabalhadores para a fase de implantação e operação. São diversos perfis a serem contratados, desde auxiliar de campo a gestor de obra, em sua maioria homens com idade de 25 a 50 anos.

Road Roller

Terraplanagem

São as ações de movimentação do terreno necessárias para a instalação correta da rodovia, correspondentes aos serviços de corte e aterro. De acordo com o relevo de cada local da rodovia, a ação terá que ser de escavamento ou compactação da terra.

Image by Mick Haupt

Bueiros

Artes correntes, também conhecidos como bueiros, tem como objetivo permitir a passagem das águas que escoam pelo terreno natural de um lado para o outro da estrada. É prevista a instalação de 58 bueiros ao longo do trecho, total que pode ter alteração de acordo com o andamento das obras.

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Recuperação Ambiental das Áreas Usadas nas Obras

Com a finalização das obras, as áreas que foram utilizadas na pavimentação da rodovia serão recuperadas, com o plantio de espécies de vegetação da região.

Image by Timothy L Brock

Drenagem

O sistema de drenagem de uma rodovia consiste na instalação de estruturas que irão captar a água, evitando acumulação na pista e promovendo a segurança e estabilidade do empreendimento.

Constrcution Under Bridge

Pontes

O traçado da BR-242/MT atravessa vários corpos d’água e áreas sujeitas a alagamento. Assim, as obras de implantação do empreendimento exigem a construção de obras de arte especiais (pontes) em diversos pontos ao longo do traçado previsto. Espera-se a construção de 19 obras de arte especiais (pontes) para a implantação do empreendimento. Serão construídas passagens de fauna secas, nas margens, para permitir a movimentação segura dos animais por baixo das pontes.

Road Construction

Finalização das Obras

 

Com a conclusão das obras, a mão-de-obra contratada é dispensada e acontece a desmontagem dos canteiros de obras que foram construídos para apoiar a pavimentação da rodovia

Então Como Ficará o Empreendimento?

Na imagem abaixo, é possível ver como ficará a rodovia, onde a pista pavimentada, terá 7,2 metros de largura e mais 2,5 metros de acostamento e 1 metro para drenagem, em um dos lados e no outro 0,4 metro. Com estas medidas, tamanho total da largura da rodovia poderá chegar a 13,60 metros.

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No trecho da rodovia que será pavimentado, serão construídas 13 passagens de fauna. Na imagem abaixo, temos um modelo de como ficarão as passagens para os animais, por baixo da rodovia, contendo cercas para direcionar os animais até a passagem.

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